Sexta, 03 de novembro de 2017

(Rm 9,1-5; Sl 147[147B]; Lc 14,1-6) 
30ª Semana do Tempo Comum. 

Voltemos a falar um pouco mais sobre os chamados salmos difíceis, pela rejeição que se percebe por parte do leitor comum da Palavra. Isso não acontece somente com os salmos. Outros livros também são rejeitados em nosso hábito comum de folhear a Bíblia. O próprio fato de nos mantermos na liturgia diária, leituras escolhidas para a celebração da missa dentro de um ciclo pré-estabelecido, limita nossa compreensão e visão do todo. “O mesmo ocorre quando pretendemos selecionar salmos ou nos dedicarmos a desprezar aqueles dos quais não gostamos, o que no fundo vem a ser o mesmo: o resultado é um grande empobrecimento de nossa oração – tanto do ponto de vista quantitativo, porque nos limitamos a alguns poucos salmos, perdendo aquela variedade de sentimentos e atitudes espirituais que é a grande riqueza do Saltério, como do ponto de vista qualitativo, porque nos inclinamos a ficar com os mais fáceis, os piedosos, deixando de lado aqueles que, embora tenham uma linguagem dura, são os mais realistas, que podem nos surpreender em nossos piores momentos, quando mais precisamos de ajuda” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

Após o lamento de Paulo pelo não acolhimento dos judeus da revelação cristã, a liturgia nos convida a rezar o salmo 147 (vv. 12-15.19-20) em sua segunda parte (dai o ‘B’ que lhe acompanha), pois na tradução grega do Antigo Testamento ele foi divido em dois cânticos. Um salmo de louvor cujo autor desconhecemos, e que pode ter sido escrito para comemorar o fim da reconstrução dos muros de Jerusalém sob a liderança de Neemias. “Talvez hoje, quando estiver ocupado com suas responsabilidades, você deva procurar razões específicas para louvar a Deus. Algumas serão pequenas e outras, mais óbvias, mas use todas as ocasiões para cantar ao Senhor sua própria versão do salmo 147. Expresse, cante ou faça em voz alta uma oração de ação de graças e louvor por todas as evidências da benevolência e da bondade de Deus. O Senhor ouve essas expressões de louvor. Ele conhece cada estrela – e conhece você íntima e completamente”(Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).     


 Pe. João Bosco Vieira Leite