Segunda, 06 de novembro de 2017

(Rm 11,29-36; Sl 68[69]; Lc 14,12-14) 
31ª Semana do Tempo Comum.

Retomando a nossa reflexão sobre os salmos difíceis do Saltério, uma palavra sobre os salmos históricos (por exemplo: Sl 77[78]; 104[105]; 105[106]). Eles trazem resumos sobre fatos que encontramos nos Livros Históricos, por isso alguns consideram que eles servem mais à catequese do que a oração. Alguns chegam a ser demasiadamente longos. Mas não é a intenção destes informar fatos passados, mas mencionando alguns fatos oferecem uma panorâmica da história da salvação com intenções culturais e piedosas que precisamos estar atentos. “A primeira dessas intenções é professar a fé em um Deus que salva por meio da sua intervenção na história dos homens. A Igreja tem invariavelmente a historicidade da Bíblia. Não pretende com isso sustentar a rigorosa exatidão de todos e cada um dos episódios, com seus mínimos detalhes e da mesma forma como são descritos. A fé judeu-cristã é histórica no sentido de que não tem por objetivo principal algumas ideias, mas determinados fatos, para que não fiquemos apenas em ideias ou sentimentos. Nossa piedade não pode ser uma evasão intimista: é preciso que também seja histórica, isto é, que traduza na realidade das existências e dos comportamentos, tanto em relação a Deus como no que diz respeito aos homens” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

O salmo 69 (vv. 30-31.33-34.36-37) tenta responder à primeira leitura na dificuldade humana de alcançar o pensamento divino. Atribuído a Davi, de um modo geral apresenta um homem em crise e depressivo, no Novo Testamento ele é citado dando voz a Jesus numa espécie de vislumbre da oposição que enfrentaria dos inimigos que desejam a sua morte. “O salmista estava cansado de pedir ajuda repetidamente (v. 3), pois o Senhor ainda não havia respondido à sua necessidade. Ele havia orado tão seriamente que a sua garganta estava seca e queimava (v. 3). Seus olhos fraquejaram enquanto ele esperava pela libertação iminente de Deus (v. 3). Mesmo estando angustiado e sem conseguir ver saída, Davi buscou em Deus o livramento e esperou por ele. Às vezes, Deus permite que seus filhos permaneçam em uma situação desesperadora para que continuem a confiar em sua bondade, e, assim, quando a libertação vier, ela pareça muito mais maravilhosa” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).     


 Pe. João Bosco Vieira Leite