Quarta, 08 de novembro de 2017

(Rm 13,8-10; Sl 111[112]; Lc 14,25-33) 
31ª Semana do Tempo Comum.

O tema da Lei (Torá – composto pelos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), mais que lei significa propriamente “ensinamento”) aparece em alguns salmos, misturados ao elemento histórico. “A história culmina na aliança do Sinai, na qual Javé se comprometeu com seu povo, e este com ele, e lhe deu a Lei. Daí o fato de haver, nos salmos que chamamos de históricos, numerosas referências à Lei. O 78 propõe um ‘ensinamento’ que terá de ser transmitido de geração em geração. ‘Ele pôs em Jacó um testemunho, em Israel uma lei foi feita por Ele; a nosso pais Ele deu ordem que transmitissem a seus próprios filhos’; depois, como já vimos, recorda as rebeliões contra a Lei. O 105 termina sua ‘história’ como de costume, com a instalação em Canaã, mas acrescenta a finalidade última do dom da terra prometida: ‘As terras das nações Javé deu a eles (...) para observarem os seus decretos e guardarem suas leis...’. Salmo 106 tem logo no princípio (v. 3) uma bem-aventurança legal: ‘Felizes aqueles que guardam o direito e em todo tempo praticam a justiça’” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

Paulo reafirma o mandamento de Jesus como uma espécie de resumo dos mandamentos. Amar o outro como a si mesmo, requer da parte de quem crê ver no outro uma extensão de si mesmo e preocupar-se, ocupar-se com o outro, como quem se ocupa de si mesmo. Como estamos falando da Lei, nada melhor que o salmo 112 (vv. 1-2.4-5.9) para resumir o que aqui colocamos. De autoria desconhecida, é um temente a Deus cujo modo de viver honra a Deus. “Uma vez que este é um salmo de sabedoria, ele descreve a vida como ela normalmente funciona. Normalmente, aqueles que andam na obediência e amor diante de Deus conhecerão a bondade e a bênção dele. Mas precisamos deixar espaço para a exceção à regra. Às vezes, pessoas piedosas passam por provações, problemas, doenças e desemprego, não como uma punição, mas como parte do processo de refinamento de Deus. [...] Deus o está forçando e aquecendo na fornalha da aflição a fim de moldá-lo à semelhança de Cristo em seu caráter. É difícil de observar. Seus amigos querem resolver o problema; Deus tem outros planos” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos- Thomas Nelson Brasil).   

 Pe. João Bosco Vieira Leite