Quarta, 01 de novembro de 2017

(Rm 8,26-30; Sl 12[13]; Lc 13,22-30) 
30ª Semana do Tempo Comum.

Rezar com a Igreja, que se dirige ao seu Esposo, requer da nossa parte um deixar-se guiar e ensinar pela liturgia nos concentrando, prestando atenção, no uso que ela faz de cada salmo. Temos de nos perguntar por que alguns salmos foram escolhidos para a oração da manhã ou da noite, ou aplicados a certos tempos litúrgicos ou festas do Senhor ou da Virgem Maria. Por último, busquemos imitar a Virgem Maria que no seu Magnificat retoma toda a tradição do seu povo para expressar sua atitude espiritual. “Felizes de nós se, como Maria, soubermos atualizar e personalizar por meio dos salmos o mistério da salvação. Feliz aquela que levou em seu seio o Salvador; mas mais felizes ainda aqueles que, como ela, ouvem a Palavra de Deus, aplicam-na e, assim, a cumprem” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola). 

O pequeno salmo 13 (vv. 4-6) tem como pano de fundo a confiança no auxílio do Senhor. É sobre esse mesmo auxílio que Paulo nos fala em sua carta. Como não sabemos exatamente o que pedir, pedimos ao Espírito que nos ajude, pois Ele é o auxílio que brota desse mistério de comunhão dom próprio Deus. Atribuído a Davi, o salmo expressa os sentimentos de alguém um tanto cansado e deprimido que em seu clamor doloroso pede por ajuda ao mesmo tempo que expressa sua fé. “Uma vez que Davi abriu honestamente seu coração para Deus, Deus começou a trabalhar na vida de Davi. As circunstâncias não mudaram no mesmo instante, mas Deus fez Davi lembrar de certos fatos. Ele o fez se lembrar de seu amor inesgotável – e de sua promessa de que a tempestade não duraria para sempre. Deus traria salvação, livramento, à sua maneira e a seu próprio tempo. Talvez seja disso que você precise ser lembrado hoje. Deus ama você. Se você ouvir calmamente, ouvirá Deus lhe dizendo isso neste instante – em seu coração, em seu espírito. Deus irá livrá-lo da tempestade em que você se encontra, mas fará isso no tempo dele. Enquanto isso, ele dará a força de que precisa para hoje, para o próximo minuto. Dez palavrinhas sumarizam o salmo: ‘Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito’ (v. 6). Quando passamos das lágrimas para a verdade do amor de Deus por nós, esse é nosso cântico também” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).     


Pe. João Bosco Vieira Leite