Terça, 21 de março de 2017

(Dn 3, 25.34-43; Sl 24[25]; Mt 18,21-35) 
3ª Semana da Quaresma.

“De agora em diante, queremos, de todo coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face, não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia” (Dn 3,41-42). Azarias reza, em meio às chamas, já experimentando a misericórdia e a grandeza da ação divina e se comprometendo em responder à altura do benefício recebido. Assim Pedro é levado a compreender que o perdão que oferecemos tem sua raiz no perdão que já recebemos de Deus, tantas vezes, revelando sua paciência para conosco. A parábola lança um juízo sobre a nossa ação sem misericórdia. “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação” (cf. Sl 24[25]).


Pe. João Bosco Vieira Leite