Quinta, 09 de março de 2017

(Est 4,17; Sl 137[138]; Mt 7,7-12) 
1ª Semana da Quaresma.

“Senhor, eu ouvi, dos livros dos meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros” (Est 4,17aa). É com essa experiência do passado que Ester se dirige a Deus na esperança de alcançar ajuda para se colocar diante do rei e pedir a salvação do seu povo. E ela consegue, faz o que deve fazer, não espera tão somente que as coisas aconteçam, confiando em Deus fez o seu caminho. Deus deseja na oração essa abertura de coração e confiança. Assim Jesus pode também recomendar aos seus discípulos a arte de rezar com perseverança e com a certeza de que Deus dará o que for necessário. A quaresma como tempo propício a oração nos lembra a arte da confiança e da perseverança. “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizeste muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentaste o vigo da minha alma” (Sl 138,2-3).


 Pe. João Bosco Vieira Leite