Terça, 26 de janeiro de 2016


(2Tm 1,1-8; Sl 95[96]; Lc 10-19) 
Santos Timóteo e Tito.

A Igreja reúne hoje sob uma mesma memória dois discípulos de Paulo, por assim dizer, na comunhão da fé em Cristo Jesus. Timóteo viveu em Listra e teve contato com Paulo na primeira viagem do Apóstolo; uma vez convertido ao ensinamento do evangelho seguirá os passos de Paulo em suas viagens e serviu de comunicador entre Paulo e as comunidades. Ficou como responsável pela comunidade de Éfeso e mereceu do apóstolo duas belas cartas de incentivo e orientação, como esta cujo trecho acompanhamos na liturgia de hoje. Entre outras coisas importantes que se encontrão nesse trecho, certamente nos chama a atenção o convite de Paulo a reavivar a chama do dom de Deus que ele recebeu pelas mãos de Paulo. Certamente Paulo fala do dom do Espírito Santo recebido por Timóteo para o exercício do seu ministério. É como se Paulo o chamasse a consciência do exercício na vida de fé, pela oração, de invocar, buscar e ao mesmo tempo deixar-se guiar pela Luz que vem do alto. A palavra do Apóstolo também se volta para nós nesse dia.

Tito foi batizado por Paulo e o acompanhou em sua terceira viagem. Ele foi colocado à frente da comunidade cristã fundada por Paulo em Creta. A ele também foi escrita uma carta de cunho pastoral, rica em informação sobre a vida interior das primeiras comunidades cristãs.

A partir desse breve retrato podemos compreender o evangelho de hoje que narra o envio dos outros setenta e dois discípulos por Jesus, ou seja, para além do trabalho dos apóstolos, o evangelho encontrou em muitos homens e mulheres uma adesão significativa a tal ponto de se comprometerem com sua expansão e crescimento do reino, a partir de todas as recomendações de Jesus sobre o despojamento necessário por parte do discípulo, para que nele apareça a força de Quem o enviou.


Podemos rezar nesse dia por todos quantos se lançam na causa do evangelho assumindo responsabilidades diante das comunidades e, ao mesmo tempo, que o próprio Jesus faça de nosso viver cotidiano um testemunho de comprometimento com as causas do Reino em nossas escolhas e vivências.  

Pe. João Bosco Vieira Leite