Carta Pastoral


Março/24

 

“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” Jo 3,16.

 

               Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

 

               Com esse pensamento do evangelista João avançamos em nossa caminhada quaresmal meditando sobre o amor de Deus por nós. Tão grande que não cabe em nossa razão humana e nos deixa perdidos sem saber se respondemos adequadamente a esse amor. Só na escuta de Sua Palavra e na obediência a Seus mandamentos podemos ‘pensar’ que estamos respondendo a esse amor que se derrama continuamente sobre a nossa existência. Que nossa meditação do mistério da Paixão nos envolva na dinâmica desse amor que desafia a nossa compreensão.

               Já estamos quase finalizando a nossa obra do muro, limitando o terreno da nossa paróquia. A parte onde foi levantado o muro corresponde às paredes de nossa futura construção. Faremos também a parte das grades na substituição da atual cerca que temos, também ajustar o terreno no alinhamento do condomínio que temos próximo a nós. Seguimos no aguardo do parecer da justiça e encaminhando desde já o pedido da concessão do uso do terreno caso se confirme ser ‘de Marinha’.

               Os grupos seguem em suas atividades, a catequese de crianças e adultos, encerradas as inscrições, já fazem seu itinerário catecumenal. Temos um número de crianças e adultos equivalente ao do ano anterior. Tivemos mudanças com relação ao catequistas de jovens e adultos. Rezamos pela recuperação da saúde da nossa coordenadora da catequese de crianças.

               Além da assinatura da “Liturgia Diária” para acompanharmos a liturgia da Missa, estamos dispondo no blog, durante a semana, os textos bíblicos e no sábado e domingo a liturgia da missa na íntegra para os que preferem acompanhar pelo celular.

               As altas temperaturas nos obrigam a novas dinâmicas par amenizar o calor. Estamos aguardando novos aparelhos de climatização para o espaço exterior onde estão os toldos. Providenciamos leques para evitar que se estrague os livros de canto utilizados na celebração. Se isso for uma tendência, como dizem os ecologistas, precisaremos estar em constante adaptação ao clima. No mais, cuidamos da limpeza do terreno para evitar a ação do mosquito transmissor da dengue. Também dispomos os repelentes para quem esqueceu de aplicá-lo ao sair de casa.

               Quero encerrar essa minha carta saudando as todas as mulheres que fazem parte da nossa comunidade de fé em sua presença ou colaboração direta em nossas ações pastorais e evangelizadoras. Elas, desde a ação de Jesus e nos primeiros passos da Igreja, sempre tiveram um papel primordial em fazer acontecer o mandamento missionário de Jesus, criando ambientes acolhedores e levando a palavra do Senhor adiante também em suas ações. Louvamos ao Senhor por essa imprescindível participação. Deus abençoe sempre!

               Nossa gratidão a todos que nos acompanham nessa longa jornada. Parabéns a Aracaju, nossa bela cidade. Que Deus traga paz para nossos lares e ruas. Deus abençoe a todos!

 

                                                                                         Pe. João Bosco Vieira Leite