Quinta, 25 de agosto de 2016

(1Cor 1,1-9; Sl 144[145]; Mt 24,42-51) 
21ª Semana do Tempo Comum.

A liturgia nos oferece os textos mais importantes da primeira carta aos Coríntios até o sábado da XXIV semana comum. Essa carta nos permite compreender o grau de elaboração da fé cristã por parte de Paulo. Segundo Lucas, Paulo permaneceu um ano e meio nessa cidade marítima, conhecendo toda a sua realidade, de uma vida livre acima de qualquer ética e de grande efervescência cultural por causa do seu comércio e da paixão pela procura da verdade.

Podemos identificar o costume de Paulo de iniciar a sua carta apresentando os remetentes e os destinatários, ao mesmo tempo que emite sua saudação, reconhece a ação de Deus na vida da comunidade. Uma palavra sempre voltada para uma perseverança na fé.

O nosso texto do evangelho é um convite à vigilância, ao estilo do evangelho de Lucas que acompanhamos há alguns domingos. O retorno de Cristo é comparado à ação inesperada de um ladrão. Quem espera deve estar preparado e não se deixando perder no ócio e na violência. Uma presença a ser percebida no cotidiano de nossa vida. Certamente as palavras de Mateus refletem um forte movimento escatológico presente no seu tempo. Jesus abraçou o aspecto positivo dessa atitude lembrando o sentido com que devemos viver essa expectativa, seja de sua vinda gloriosa ou do fim deste mundo.  Aqui está presente o real valor que damos ao tempo presente e da percepção da brevidade da vida.


Pe. João Bosco Vieira Leite